Conhecer a nós mesmos é uma questão significativa que pode ocupar toda a nossa existência. Mas o que é esse tal autoconhecimento?
O autoconhecimento, basicamente para a Psicologia, pode ser determinado como uma informação real e legítima que uma pessoa possui sobre si mesma, que inclui conhecimentos sobre características da personalidade, seus estados emocionais, necessidades e objetivos, suas opiniões, suas crenças, seus atributos físicos, seus relacionamentos, e muito mais.
Ou seja, o autoconhecimento não se trata apenas de uma introspecção, uma reflexão dentro de nós ou de saber como somos fisicamente, mas de sabermos sobre o mundo que nos cerca, do que acreditamos, como nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor e como agimos de acordo com isso.
O autoconhecimento pode ser um processo longo, que pode durar toda uma vida, pois somos pessoas em constante mudança.
Esse processo nem sempre é agradável, porque se conhecer nem sempre significa descobrir apenas coisas boas sobre nós ou sobre nossas questões e está tudo bem!
O autoconhecimento é importante para a nossa saúde mental, porque se conhecer pode nos ajudar a tomar decisões mais realistas, nos auxiliar no nosso desenvolvimento pessoal e a buscar mais equilíbrio nos aspectos mais importantes de nossas vidas.
Afinal, o que é se conhecer para você?