Voltar Saúde Mental

Uma vida, um luto

Nem todo Luto vivido é apenas pela morte de um ente querido, você sabia?Vivenciamos o luto em cada perda significativa que temos na vida.

Capa do artigo Uma  vida, um luto

Nós não passamos por um luto apenas quando perdemos um ente querido que morreu, mas passamos por um luto em cada perda significativa em nossa vida!

Sim! E isso acontece desde sempre. A perda de um animal de estimação, a passagem de um estágio da vida para outro, um adoecimento que muda a vida de um momento para outro, a perda de um emprego , o encerramento de de um projeto de vida, luto pelo o que não aconteceu…, o luto por enfrentar uma maternidade ou paternidade atípica.

Muitos desses lutos são invisíveis e simbólicos e são desqualificados pelas pessoas. Mas é importante lembrar que Luto é luto e não é mais ou menos por ser real ou simbólico. Tem a ver com o quão significativo é ou foi para a pessoa esta perda seja ela a de um ente querido, referente à uma situação, objeto, animal, ou à própria vida.

Foto de Nayara Flôr Marques Penteado
Nayara Flôr Marques Penteado
Psicóloga – CRP 06/102189

Sou Psicóloga formada pelo Centro Salesiano de São Paulo. Sou psicóloga vomexperiência de 17 anos em atendimentos clinicos e em saúde Mental. unidade:Lorena/SPcom especialização em Arteterapia. Hoje trabalho com sessões individuais e em grupos de psicoterapia

Ver perfil completo
Outros artigos deste autor