“Todo mundo devia fazer terapia”. Será que estamos todos disponíveis para vivenciar o processo terapêutico?
A psicoterapia é um processo muitas vezes difícil por mediar o encontro com partes que buscamos evitar. Por isso, nem todo mundo está de fato disponível para ele!

O processo terapêutico pode realmente trazer mudanças profundas na vida de uma pessoa. Porém, para que ele seja eficaz, é importante entender que a psicoterapia não é uma solução pronta e exige envolvimento ativo e dedicação.
Essa expectativa, alimentada pela romantização do processo terapêutico, leva muitas pessoas a buscarem resultados imediatos, enxergando o profissional da Psicologia como um mentor capaz de conduzi-las a um estado de cura e compreensão por meio de respostas prontas para seus problemas.
Entretanto, o papel central continua sendo do paciente, já que é ele quem compartilha suas experiências, reflete sobre elas e coloca em prática novas formas de lidar com os desafios. O psicólogo está ali como um guia, acolhendo, aplicando técnicas científicas que possibilitem trazer perspectivas que ajudam a ampliar a compreensão de si mesmo e a encontrar caminhos mais saudáveis.
A psicoterapia é uma parceria onde o psicólogo atua como mediador, mas a transformação acontece a partir do investimento do terapeutizando no processo de análise, respeitando o tempo e disponibilidade de cada indivíduo que chega em busca dessa jornada de autoconhecimento.
Psicólogo Gabriel Aleksander
CRP 01/29788
